Vitamina D
Elaine Cristina Bueno Latin*
A vitamina D é um nutriente de extrema importância para a nossa saúde.
É uma vitamina lipossolúvel que envolve diversos processos em nosso organismo.
A vitamina D além de ser essencial para os ossos cumpre um papel importante em outros órgãos e tecidos do corpo e especialmente no cérebro.
Sabemos que existem receptores de vitamina D em todo sistema nervoso central, ela ajuda a regular as enzimas no cérebro, e está envolvida na produção de neurotransmissores.
Estudos tanto com animais quanto em laboratórios mostram que a vitamina D protege os neurônios dos efeitos danosos dos radicais livres e ajuda a reduzir os processos inflamatórios.
Existem diversas literaturas que mostram que os baixos níveis de vitamina D podem contribuir para o aparecimento de depressão, mal de Alzheimer e fadiga crônica.
Por isso, em alguns casos há necessidade de suplementação, pois a vitamina D em um nível adequado ajuda a regular uma enzima necessária para a produção de hormônios cerebrais cruciais que influenciam no humor, na administração do estresse e da energia.
Em todo o mundo os níveis de vitamina D tendem a ser baixos, principalmente entre os idosos.
A deficiência crônica de vitamina D não é revertida rapidamente, são necessários meses de suplementação e exposição à luz solar, para assim reconstruir os ossos e o sistema nervoso.
A principal fonte de vitamina D é o sol, pois sua produção se dá por meio dos raios ultravioletas.
Existem diferentes formas de incrementar a presença dessa vitamina no nosso organismo. Mas, para que ocorra sua síntese de forma adequada é necessária a exposição da pele à luz solar. Isso deve ser feito por cerca de 15 minutos nas primeiras horas da manhã ou ao fim de tarde.
A alimentação também se torna importante e suas principais fontes são leite e derivados, ovos, manteiga, peixes de água fria, atum, salmão.
Fique atento aos níveis de vitamina D, já vimos na matéria acima o quão importante é para a manutenção do nosso organismo, inclusive o cérebro. A deficiência dessa vitamina pode ser muito prejudicial. Faça exames e procure um profissional para que você possa ajustar seus níveis.
* A autora é nutricionista pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista - FESB CRN 3 41336. E-mail: elainebueno.nutricionista@bol.com.br
Veja mais notícias sobre ColunasDra. Elaine C. Bueno.
Comentários: