Turismo de Atibaia dá um salto para o futuro
Sem grandes alardes, a Prefeitura de Atibaia através da Secretaria de Turismo, trabalha na exploração racional da Pedra Grande, sempre respeitando o meio ambiente.
Em 2.019, foi apresentado um plano de manejo, aprovado pela Fundação Florestal e pelo Conselho, em área particular de 80 mil m2, mas a área é de uso intensivo em que está permitido fazer intervenções inclusive Mirante Artificial.
Ou em outro falar.
Tudo devidamente autorizado.
PROJETO DE CONSULTA
Com toda documentação em ordem, foi apresentado à Fundação Florestal o Projeto de Consulta, que consiste na sondagem, em busca de fissuras na rocha, através de perfurações com o diâmetro de 6 centímetros, como a tampa de uma latinha de cerveja, penetrando a área por dez metros.
LICENCIAMENTO PROVISÓRIO
Caso não sejam encontradas fissuras na rocha, o próximo passo protocolar será a apresentação do pedido de Licenciamento Provisório, para autorizar a instalação da Plataforma de Vidro, que será conhecida aqui em Atibaia como SkyBridge e na cidade de Canela (RS) é chamada Skyglass. A nossa SkyBridge será a maior da América do Sul, com 10 metros a mais da existente em Canela, no Rio Grande do Sul.
ANDAMENTO
Após a aprovação da Fundação Florestal e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, segundo o cronograma, a Pedra Fundamental da obra poderá acontecer ainda no final deste ano e finalizada e entregue no final do próximo ano, tendo em vista que grande parte do material virá do exterior.
CUSTO
O custo da obra está orçado em 20 milhões de reais e se trata de um empreendimento particular, sem nenhum custo para o município de Atibaia, que deverá lucrar e muito, com o aumento do turismo na cidade, refletindo em todo o comércio da cidade, assim como aconteceu na cidade de Canela.
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: 8
Sobre a proposta de Skybridge na Pedra Grande:
Muitos/as acham inadequado ter "mirante artificial" em mirante natural.
Mas a autorização oficial por enquanto foi só da sondagem para estudo de viabilidade.
Ainda não tem aprovação oficial.
No entanto, se percebe que a prefeitura e o empreendedor estão "vendendo como algo ja decidido".
Vale a luta por estudos melhores, discussão de alternativas (inclusive de não fazer, como reza a legislação e as boas praticas do licenciamento ambiental) e muita consulta publica, muito diálogo com a sociedade.
Sugiro a instalação de uma câmara técnica associada aos dois conselhos, do Monumento Natural Estadual da Pedra Grande e do Parque Estadual Itapetinga, para avaliar a proposta de implantação do Skybridge, com importante participação da diversidade da sociedade local e regional e convites a apresentação de especialistas, inclusive sobre a paisagem cênica e cultural e os riscos associados.
Seria bom que todas as organizações e todas as pessoas, sobretudo influentes, se manifestassem solicitando mais diálogo e debate mais qualificado.
Essa Plataforma é ridícula!
Vai atrapalhar os praticantes de voo livre, causar impacto ambiental
Imagina o transtorno para os animais silvestres, com caminhões, obras, barulho, lixo
Não existe nada mais bonito que contemplar a natureza da maneira que ela é
Já está tudo pronto, não se faz necessário uma obra desse porte
Fora a poluição visual!
Se já existe um MIRANTE NATURAL, pra que esse elefante branco na Pedra Grande, que ideia de girico
Quanta ignorância! Que porcaria é essa!
Vão acabar com tudo, como sempre
Nós vamos deixar que isso aconteça!
Acho que não!
Pensando bem, acho que será algo que vai tirar a beleza natural da pedra, façam algo que possa melhorar o passeio do pessoal, banheiros,lixeiras, sombras, local pra atender acidentes !!!
O AtibaiaHoje deveria ser punido por não avisar que seu texto contém publicidade e propaganda (além do mau jornalismo, tentando manipular os fatos).
Esse elefante vermelho que estão tentando empurrar pela guela da população só vai trazer problemas na construção, atrapalhar o já tradicional pico de voo livre.
Esse prefeito deve odiar a Pedra Grande. O que puder fazer para que o monunento Natural se descaracterize para enfiar mais predios das suas amigas construtoras o fará
Pelo menos fica evidenciado que o "Atibaia Hoje", de JORNAL, não tem NADA!
Um monstrengo invadindo a paisagem, que pertence a todos, e o jornaleco nada fala, e ainda "aplaude"
a triste iniciativa, só pode estar maldosamente caçoando da inteligência de seu próprio público
?
Que venha a skybridge como a maior do Brasil para nossa cidade, trará desenvolvimento, dinamismo econômico pra todo comércio, hoteis, etc. Para os conservacionistas, que vão morar na selva Amazônica!!!