Uso de máscara em transporte coletivo volta a ser obrigatório em Atibaia
A Prefeitura de Atibaia publicará um decreto neste sábado (26) em que determinará a obrigatoriedade do uso de máscara nos meios de transporte coletivo de passageiros e respectivos locais de acesso, embarque e desembarque, seguindo o exemplo do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, que decidiram retomar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público, conforme análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra o avanço dos casos de Covid-19.
Segundo o Decreto nº 10.182, a obrigatoridade da máscara no transporte coletivo de Atibaia começa a valer a partir de 0h do dia 27 de novembro. O Governo Estadual recomendou que a medida fosse adotada por todos os municípios do Estado e reiterou que é fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus.
Lembrando que o uso de máscara permanece obrigatório em Atibaia nos estabelecimentos de saúde e seus meios de transporte (ambulância e transporte sanitário).
A máscara no transporte coletivo havia deixado de ser obrigatória em setembro. Mas, nesta semana, a Secretaria de Saúde de Atibaia anunciou uma série de medidas de combate à Covid-19, incluindo o uso de máscara em transporte coletivo e locais fechados, em função da baixa adesão às doses de reforço da vacina, do aumento do número de casos sintomáticos respiratórios nas Unidades de Saúde e do crescimento das internações com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em hospitais públicos e privados.
De acordo com as diretrizes da Secretaria de Saúde, o uso de máscara também é recomendado em locais com aglomeração de pessoas e locais em que o distanciamento mínimo não possa ser garantido, tais como: eventos, comemorações festivas, entre outros; e em locais fechados ou pouco ventilados. A Pasta destacou ainda que é importante que a população reforce as medidas de higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel, além de manter os cuidados de limpeza e desinfecção de ambientes.
Vacinação
Outra medida fundamental é a vacinação completa contra a Covid-19, incluindo todas as doses de reforço indicadas para cada faixa etária. No entanto, o índice de cobertura está baixo em determinadas idades no município, especialmente em crianças.
Segundo dados da Secretaria da Saúde até 16 de novembro, foram realizadas apenas 968 aplicações de primeira dose em crianças de 3 e 4 anos em Atibaia, o que equivale a 26,6% desta faixa etária na cidade. Dessas, 314 voltaram para tomar a segunda dose (8,6%). A cobertura alcançada em crianças de 5 a 11 anos está em 96,6% para D1 e 77% para D2, o que mostra que muitas delas também não tomaram a segunda dose, fundamental para complementar a proteção contra a Covid-19. Jovens e adultos que não estão com o ciclo vacinal atualizado também devem comparecer às unidades de saúde.
Com o esquema básico (primeira e segunda doses) liberado para crianças a partir dos 3 anos, a vacinação contra a Covid-19 em Atibaia, atualmente, tem acontecido da seguinte forma: 1ª dose adicional (ou 3ª dose) liberada para todas as pessoas com 12 anos ou mais, 2ª dose adicional (4ª dose) para pessoas com 18 anos ou mais e 3ª dose adicional (5ª dose) para pessoas com imunodeficiência grave que tenham 18 anos ou mais. O intervalo para aplicação das doses adicionais é de quatro meses.
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: