Aprenda a fazer uma gestão mais eficiente do seu tempo e ganhe em qualidade de vida!
Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*
E de repente muitos funcionários e empresas tiveram que se adaptar ao modelo de trabalho home office imposto pela pandemia de COVID-19. Uma incerteza generalizada, isolamento social, a rotina da vida familiar misturada com a rotina do trabalho e, consequentemente, aquela sensação de que está tudo uma bagunça!
Quais os efeitos? Impactos na saúde mental e física.
Segundo uma pesquisa da consultoria de estratégia Oliver Wyman, feita com cerca de 4.000 pessoas, 32% dos entrevistados buscaram por ajuda para tratar ansiedade ou depressão nesse período de pandemia. Especialistas afirmam que a dificuldade de equilibrar vida pessoal e profissional no home office, devido trabalho excessivo e reuniões intermináveis, acaba desencadeando sintomas emocionais, aumentando os níveis de estresse e os riscos para a ocorrência da síndrome de Burnout.
Se você está passando por situação parecida e não sabe como gerir seu tempo de forma eficiente para focar em seu autocuidado, evitando assim impactos sérios na sua saúde, acredito que as informações que passarei a seguir são valiosas e poderão contribuir para que você decida dar um basta agora mesmo no que está lhe causando incômodo.
Bom, o primeiro passo é se organizar, isso vale para tudo em nossa vida, comece anotando todas as tarefas do seu dia, da hora que acorda até a hora que vai dormir. Feito isso, comece a classificar cada tarefa, escrevendo ao lado o grau de importância A (Alto Impacto - grande importância, precisa ser feito), B (Médio Impacto - possuem importância, mas trarão poucas consequências se não forem feitas), C (Baixo Impacto - seria bom, mas com pouca consequência), D (Delegáveis - outra pessoa poderia fazer), E (Elimináveis - desperdício de tempo).
Esse é um passo muito importante para você visualizar e ter consciência de onde está o problema e conseguir alterar sua rotina, estabelecendo horários para cada tarefa e principalmente limites.
Segundo passo é a disciplina! Sim, essa acredito que seja uma das tarefas mais difíceis. Lembre-se que a mudança só depende de você e seu corpo e mente irão agradecer.
Para te ajudar com isso deixarei 6 dicas fundamentais:
- 1. Procure levantar para tomar uma água a cada uma hora, ande um pouco e relaxe;
- 2. Crie um espaço na rotina diária para o seu descanso, guarde as coisas do seu trabalho e crie limites para relaxar sem se sentir na obrigação de responder e-mails ou mensagens imediatamente;
- 3. Programe uma atividade divertida para a semana, criando uma memória positiva para o futuro, isso ajudará no seu humor;
- 4. Cuide do seu corpo, reserve um tempo para atividade física e cuide de sua alimentação, sua saúde mental também depende disso;
- 5. Reserve um tempo só para você, caso esteja o tempo todo rodeado da família, todos nós precisamos de um tempo para ler um livro sem ser interrompido, ou de um pouco de silêncio;
- 6. Alimente sua mente de pensamentos positivos, evite focar sua atenção em notícias e coisas negativas, alguns exercícios eficientes são praticar a gratidão, meditar e nomear os sentimentos. Exercite a sua mente assim como exercita o seu corpo!
Cuidar da nossa saúde física, mental e emocional é fundamental para você ser produtivo. Quando não estamos bem, tanto nosso trabalho como nossa vida pessoal ficam comprometidos. Portanto, organize-se e crie uma rotina equilibrada e saudável, permita-se ter essa experiência e verá como tudo irá melhorar.
* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/
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