Terça, 11 Fev 2025

Profissionais da saúde que trabalharam na linha de frente à Covid-19: sequelas podem dar direito ao auxílio-acidente

A pandemia da Covid-19 expôs a dedicação e o sacrifício dos profissionais da saúde, que atuaram incansavelmente na linha de frente do combate ao vírus. Muitos, infelizmente, sofreram as consequências da doença, inclusive com sequelas que podem impactar sua capacidade de trabalho. Uma informação importante para esses profissionais é que sequelas da Covid-19 podem dar direito ao auxílio-acidente do INSS.

O que é o auxílio-acidente?

O auxílio-acidente é um benefício pago pelo INSS aos trabalhadores empregados que sofreram um acidente de trabalho e ficaram com sequelas permanentes que reduzem sua capacidade de trabalho. É importante frisar que a Covid-19 é considerada um acidente de trabalho para os profissionais da saúde que atuaram no combate à pandemia.

Quais sequelas da Covid-19 podem dar direito ao benefício?

As sequelas que podem garantir o auxílio-acidente são aquelas que causam uma redução da capacidade para o trabalho ou, ainda, um maior esforço ainda que pequeno, como por exemplo:

* Problemas respiratórios crônicos;

* Fadiga persistente;

* Dificuldades cognitivas (problemas de memória, concentração);

* Doenças cardíacas;

* Problemas neurológicos.

Quem tem direito?

Tem direito ao auxílio-acidente os profissionais da saúde que atuaram no combate à Covid-19 e que, em decorrência da aquisição da doença, ficaram com sequelas permanentes que reduzem sua capacidade para o trabalho habitual de profissional de saúde.

A aquisição da Covid-19 já é reconhecida como doença do trabalho para quem atuou na frente de combate ao vírus.

Como solicitar?

O pedido do auxílio-acidente deve ser feito pelo telefone 135, pois não tem a opção no portal "meu inss". É importante ter em mãos documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e documentos médicos que comprovem as sequelas da Covid-19 e a sua ligação com o trabalho.

É fundamental que os profissionais da saúde que sofreram com sequelas da Covid-19 busquem seus direitos. O auxílio-acidente é um benefício importante que pode ajudar a garantir uma renda para aqueles que tiveram sua capacidade de trabalho reduzida.

A luta dos profissionais da saúde contra a Covid-19 é um exemplo de bravura e dedicação. É justo que aqueles que sofreram as consequências da doença tenham seus direitos garantidos.

Para mais informações, acesse o site do INSS ou procure um posto de atendimento.

Para mais informações, procure um advogado especialista.

* A autora é advogada especializada e MBA em direito previdenciário, professora de direito previdenciário em pós-graduações, mestranda em direito previdenciário pela PUC-SP, professora de direito previdenciário em pós-graduações, cursos preparatórios para concurso público e cursos de extensão para advogados e bacharéis em direito. Face book: Gisele Paiva. Instagram: @profgiselepaiva. Rua Clóvis Soares, nº 200, sala 408 - Torre Itália, Edifício Patriani Offices, Alvinópolis, Atibaia - SP, Fones 4012-4154/94012-1744 e Rua Elizeu Corrêa Dias, nº 155 - Jardim Santos Dumont, Bom Jesus dos Perdões, Fones: 4012-4154/94012-1744.

Veja mais notícias sobre Dra. Gisele Paiva.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 11 Fevereiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/