Quinta, 21 Nov 2024

Como criar um canto de calmaria em casa? (Parte 2)

Dra. Regiane Glashan*

Como mencionamos na primeira parte desse artigo, na semana passada; o canto da calma nada mais é do que um lugar seguro e calmo capaz de satisfazer a necessidade de seu filho de passar um tempo para recuperar a tranquilidade emocional, desenvolver a autonomia e a responsabilidade.

Que é um local seguro, acolhedor e capaz de ajudar a criança a desenvolver a regulação emocional já sabemos. Mas quando usá-lo?

Vou deixar algumas situações e você, conforme for amadurecendo a ideia e a compreensão dessa ferramenta maravilhosa, você pode aumentar a lista. Vamos lá:

  • 1. Antes que as coisas saiam do controle: um canto calmo é um lugar reconfortante e atrativo aos olhos da criança e capaz de favorecer a regulação emocional. Por isso, é importante que os pais ensinem as crianças sinais corporais que mostram que elas estão se "desregulando". Por exemplo, os dentes se serram, a mãozinha se fecha e fica muito apertada, os gritos aparecem, a cara fica fechada e brava, a respiração fica acelerada e coisas podem começar a voar. Quando isso acontecer, é o momento dos pais convidarem a criança para ir para o cantinho da calma. Se ela tiver menos de 4 anos, os cuidadores vão junto e auxiliam no processo. Agora, se a criança tiver mais de 4 anos, os pais indicam o cantinho da calma e se colocam a disposição do pequeno.

  • 2. Quando você perceber que seu filho esteja superestimulado e não sabendo lidar com tantos estímulos, o canto da calma pode ser uma boa sugestão.

  • 3. Quando seu filho sentir necessidade: um dos maiores benefícios do canto da calma é que "ele" ensina os pequenos autoconhecimento e autonomia para gerir as emoções. A criança aprende quando precisa desfrutar de um "tempo" de calma para pensar e agir melhor.

* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br

Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/