Como lidar com familiares difíceis nas férias?
As férias já são um momento estressante, pois, há pressão para tornar a temporada divertida e memorável, especialmente para as crianças. Agora imagine lidar com as crianças o dia todo e ainda receber parentes em casa e com costumes muitas vezes diferentes do nosso.
Lidar com familiares difíceis é mais difícil durante as férias porque os níveis de estresse são altos devido ao planejamento, expectativas e obrigações. Muitas vezes podem ocorrer comportamentos tóxicos, como críticas ou manipulação, o que piora muito o cenário.
Hospedar nossas famílias estendidas também pode aumentar o estresse. Para muitas pessoas, as reuniões familiares parecem agridoces - pode haver um desejo de se reconectar com aqueles com quem você cresceu e ama, mas também pode trazer à tona questões não resolvidas, personalidades opostas e emoções mistas intensificadas. Fora os palpiteiros de plantão que querem falar sobre o peso de nossos filhos, sobre nosso cardápio alimentar, dar conselhos fora de hora, criticar nossa maneira de disciplinar os filhos, entre outros.
Será que existem estratégias para lidar com estes parentes? Acredito que sim!
- 1. Planeje os limites com antecedência: "Por exemplo, se um membro da família tende a comentar sobre os hábitos alimentares do seu filho, você pode dizer algo como: 'Estamos confortáveis com a forma como estamos lidando com as coisas, e eu apreciaria se não discutíssemos nossas escolhas alimentares'. Se isso não for respeitado, você pode levar seus pratos e as crianças para outro cômodo.
- 2. Crie uma estratégia de saída: Todos nós temos níveis de tolerância em termos de familiares tóxicos. Para a maioria de nós, há apenas algumas horas que podemos tirar para socializar com nossos familiares difíceis antes de precisarmos ir para casa. Se você prevê que precisará sair mais cedo, diga algo como: "Ficaremos para o almoço, mas precisamos sair às 15h".
- 3. Concentre-se na sua unidade familiar: Colocar sua concentração e energia em seus filhos pode ser útil em situações como essa. Mude sua energia para criar memórias positivas com seus filhos. Isso pode parecer levar atividades para a reunião, como jogos de tabuleiro ou artesanato. Assistir a um filme com seus filhos também pode redirecionar a atenção para longe dos conflitos.
- 4. Converse com seus filhos: É importante manter as linhas de comunicação abertas com seus filhos quando eles testemunharem uma discordância ou discussão em uma reunião familiar. Se algo tóxico acontecer na frente de seus filhos, explique depois em termos apropriados para a idade. Por exemplo, se um avô disser algo ofensivo sobre o que eles estão vestindo ou comendo, você pode dizer: "A vovó ficou chateada, mas o comentário dela não foi justo".
- 5. Quando necessário recuse convites: Só porque você foi convidado, não significa que você tem que ir. Sua saúde mental e a saúde mental de seus filhos devem ser sua principal prioridade. Perder uma reunião familiar lhe dá a oportunidade de criar novas tradições familiares que são todas suas. Se você acredita que o ambiente tóxico é algo ao qual não se sente confortável em expor seus filhos, ou se você simplesmente não tem espaço para isso nesta fase da sua vida, não tem problema recusar um convite.
Tenho certeza que ao finalizar este texto você já deve ter pensado em outras estratégias para lidar com familiares difíceis de conviver. Lembrar que as estratégias devem sempre beneficiar a sua família de contratempos e de situações embaraçosas.
* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br. Instagram: @terapeutadebebes_familia
Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.
Comentários: