Diversidade na escola
Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*
A diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os alunos e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. O objetivo é que através dela os estudantes tenham uma convivência harmoniosa e passem a respeitar as variedades de gênero, cor, religião e comportamento.
Todos nós, enquanto sociedade, deveríamos defender e lutar por uma sociedade mais inclusiva, pois é fundamental que a diversidade seja realmente valorizada não apenas na escola, mas fora dela também. Quando a escola está engajada com esta causa, ao promover boas atitudes, ela consegue refletir o seu compromisso com a formação de valores relacionados à responsabilidade social.
Tanto escola como alunos se beneficiam de diversas maneiras, uma vez que os alunos estão engajados no contexto escolar, sentindo-se aceitos e ouvidos, certamente estarão motivados no processo de aprendizagem. Afinal, quem consegue estar motivado em um ambiente onde se sinta excluído?
Para alcançar bons resultados é muito importante que os diretores criem estratégias para aumentar a pluralidade no ambiente escolar. Para isso, é preciso identificar quais são as maiores necessidades da comunidade e desenvolver meios eficientes para conseguir superar as dificuldades.
De primeiro momento pode parecer difícil, mas o esforço será recompensado. E a maior recompensa em investir tempo na inclusão é ter a chance de formar cidadãos mais bem preparados para a nossa sociedade.
Você já deve ter frequentado algum lugar onde se sentiu bem acolhido e representado. Qual foi a sensação? Você voltaria nesse lugar? Escolas acolhedoras reduzem a taxa de evasão escolar. Os alunos sentem prazer em ir para a escola e aprender.
Algumas instituições escolares já oferecem bolsas de estudo e políticas de acesso à educação que são efetivas para a promoção e acesso à equidade social, racial e de gênero, por exemplo.
Essa missão é de todos nós. Se nos juntarmos em um mesmo propósito, vamos construir uma sociedade mais justa e pacífica, onde todos terão seus direitos não apenas garantidos por Lei, mas principalmente, garantidos pela consciência coletiva. Educaremos nossos filhos e alunos para serem muito melhores do que nós!
* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/
Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.
Comentários: