Educar filhos é uma responsabilidade social
Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*
Responsabilidade social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos com a sociedade em geral. O termo também é muito utilizado nas empresas, mas o foco aqui somos nós como indivíduos. E a pergunta que quero fazer é: Por que educar filhos é uma responsabilidade social?
Entre muitas coisas, a responsabilidade social implica incentivar a prática de boas ações em diversas áreas da sociedade, ensinado a pensar no coletivo, ajudar o próximo e respeitar não apenas os ambientes de convivência, mas a natureza. Ter um filho não é apenas cuidar, trocar fralda, alimentar, tirar fotos bonitas para colocar na rede social ou no álbum de fotografias, mas envolve automaticamente uma responsabilidade social muito grande, pois estamos criando uma pessoa que fará parte de uma sociedade.
É importante lembrar que a criança é um ser em construção psicossocial (psiquicamente e socialmente), isso significa que o meio onde a criança está inserida e ao que ela é exposta influenciará em seu desenvolvimento. Sua conduta e opinião no futuro estarão relacionadas com as suas vivências na infância. Lembre-se que você não está criando seu filho apenas para você, mas para o mundo. Em algum momento ele crescerá e terá que encarar a realidade do mundo, porém se não for educado para isso, infelizmente, o mundo poderá se tornar um lugar bem doloroso para ele.
Uma criança que é muito protegida, não aprende a respeitar limites e muito menos o espaço do outro e as diferenças, com baixa tolerância à frustração, certamente será um adulto que enfrentará uma série de problemas em várias áreas de sua vida.
A maioria de nós reclama da violência, da falta de empatia, dos políticos desonestos, da escola, mas será que realmente cumprimos a nossa parte? Será que somos ensinados através do exemplo? Será que ao educar nossos filhos, em algum momento, refletimos sobre a responsabilidade social que isso envolve? Gostaria de convidar você a fazer essa reflexão.
Ouvimos muitas frases bonitas e discursos lindos sobre o assunto, porém é preciso praticar. Não adianta discursar nas redes sociais, fazer textos lindos, mas não ter atitude. A responsabilidade social se ensina pelo exemplo, pela ação!
No livro "A Educação e a Paz", de Maria Montessori, uma das citações nos alerta sobre a responsabilidade social de cada um: "Diante dos problemas sociais de nossa época (…), os melhores dentre nós gostaríamos de usar nossa inteligência na batalha atual: tornarmo-nos suficientemente civilizados para encontrar outras soluções em lugar da guerra. De outra forma, para que o homem seria dotado de inteligência?".
Refletindo sobre essa citação e trazendo para o ambiente familiar, que é o primeiro lugar de convívio da criança, é importante que ela encontre ali uma cultura de paz, de diálogo, de participação e proximidade. Essa convivência com a família pode gerar frutos importantes, como o respeito, o espírito de colaboração, a aceitação das diferenças, o carinho pelo ambiente familiar e pela natureza. Quando a criança aprende a diferenciar o bem e o mal, ou seja, quando ela consegue distinguir boas atitudes de más atitudes, existe uma grande chance dela se tornar uma pessoa ética.
Vivemos um momento de urgência para grandes mudanças sociais e isso só será possível através das famílias que prezem pelos valores éticos e morais. Somos nós, educando nossos filhos e a nós mesmos, que iremos promover essas transformações sociais. Se cada um de nós fizer a sua parte, em pouco tempo, seremos uma grande onda que causará um tsunami, trazendo mudanças significativas em nossa sociedade.
* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/
Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.
Comentários: