Quinta, 21 Nov 2024

A Criança e a Fase dos Porquês

Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*

Se você tem filhos, convive ou conviveu com alguma criança na faixa etária dos dois ou três anos de idade, certamente deve ter percebido a fase dos porquês. Nesta faixa etária a criança apresenta uma curiosidade maior em entender como as coisas funcionam.

Essa fase está relacionada à construção da própria identidade, quando a criança passa a se descobrir, a ter noção do próprio "eu", da importância de sua existência, das coisas que consegue fazer, que vê e que ouve.

Quando faz essa descoberta, a criança passa a perceber tudo a sua volta, o que gera muitos questionamentos, ela quer entender o "porquê" as coisas são ou acontecem de tal maneira, querem explicações mais detalhadas, inclusive podem emendar um porquê atrás do outro.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa publicada pelo site britânico Littlewoods descobriu que as crianças preferem tirar suas dúvidas com as mães. E que, além disso, elas o fazem, em média, 300 vezes por dia. Sim, isso mesmo, 300!

O estudo, feito com mil mães de crianças entre dois e 10 anos, mostrou que as cinco principais perguntas feitas são: por que a água é molhada? (35%), onde termina o céu? (34%), as sombras são feitas de que? (33%), por que o céu é azul (20%) e por que os peixes respiram embaixo da água? (18%).

É muito importante que os adultos que convivem com a criança tenham paciência e respeitem essa fase, ajudando a esclarecer as dúvidas do pequeno, pois será essa fase que levará a criança a fazer novas descobertas e se sentir incentivada a aprender cada vez mais.

Crianças que são repreendidas nesta fase podem se tornar inseguras e/ou medrosas, o que impactará diretamente no seu processo de aprendizagem. Podem acabar perdendo a curiosidade em buscar coisas novas.

Assim como as outras fases do desenvolvimento, essa também vai passar, tenha calma!

Veja algumas dicas que podem ajudar nessa fase:

1. Mesmo que a criança faça muitas perguntas, tenha paciência;

2. Procure responder as perguntas, não deixe a criança sem resposta. Responda de acordo com a idade dela e, se você não souber, diga que nem sempre terá todas as soluções, mas que vocês podem pesquisar juntos;

3. Respeite o interesse dela e incentive-a a ter dúvidas. Mostre para ela que não saber de tudo é normal e que ela pode perguntar novamente se não entendeu;

4. Questione também! Por exemplo, quando ela não quiser fazer algo (como se alimentar), pergunte o motivo. Desta forma a criança vai entender a importância de saber argumentar.

* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/

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