Estudando com eficiência
Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*
Quantas vezes durante nossa vida encaramos uma prova difícil, seja na escola ou para passar em um concurso e tivemos resultados insatisfatórios? E o pior, você se dedicou e estudou, mas teve a sensação de que todo seu esforço foi por água abaixo. Nessa hora precisamos ser adultos e encarar os fatos, será que realmente estudamos o suficiente e fomos eficientes? O quanto abrimos mão de outras coisas para nos dedicarmos ao que realmente era importante para nós naquele momento?
Pela minha experiência eu arrisco dizer que as pessoas gostam de se enganar, espero que não seja o seu caso, mas se observarmos a realidade, os que passam nas provas são aqueles que geralmente se dedicaram um pouco mais ou fizeram algo diferente, foram ao seu limite, abriram mão de lazer, momentos com a família e o que foi preciso para conseguirem o que era importante para eles. A pergunta é: estamos dispostos a pagar esse preço?
Esse é o primeiro ponto que trago para reflexão, a dedicação. Agora vamos a parte mais técnica, mais prática da coisa toda. Estudar durante algumas horas é diferente de criar uma rotina de estudos planejada e com qualidade. Sendo sincera, não é uma tarefa simples, mas necessária. Não adianta você abrir mão de tudo, mas da maneira errada, porque no final você tem grandes chances de fracassar.
Vamos lá, vou dar algumas dicas de como estudar de maneira eficiente.
Você já ouviu falar na "curva do esquecimento"? A curva do esquecimento é um fenômeno psicológico que explica por que rever um conteúdo estudado em 24 horas depois de aprender algo novo funciona. Ao fazer isso suas chances de reter o que aprendeu aumentam 80% e depois de uma semana a capacidade de retenção pode chegar a 100% com apenas 5 minutos de revisão. Eu sei, é incrível!
Se você é da nova geração provavelmente ama uma tela, mas eu vou te dizer uma coisa, aposte nos materiais impressos. Eles são vantajosos porque colaboram com a compreensão dos conteúdos, uma vez que você pode grifar, fazer anotações, o que nem sempre é possível na tela do computador. Utilizar vários tipos de estímulos durante os estudos ajuda na memorização.
Outro ponto é criar um método próprio de aprender, pois cada um de nós tem uma maneira diferente de aprender, alguns aprendem ouvindo, outros lendo e escrevendo ou ainda fazendo anotações. O importante é apostar em uma aprendizagem contextual, fugindo da memorização, mas aprendendo a relacionar as ideias de uma forma que faça sentido para você. Já ouviu falar em "mapa mental"? Eles ajudam muito a relacionar os conceitos.
Procure criar conexões do conteúdo com a sua vida, ou seja, com as suas experiências, quando você consegue fazer isso fica mais fácil compreender conceitos abstratos, pois utiliza referências reais para entender como funciona na prática.
Se você não tem o costume de revisar os conteúdos antes de dormir, deveria adquirir este hábito. Saiba que é durante o sono que o processo de memorização fica mais intenso, portanto vale a pena rever o conteúdo antes de dormir.
Outro erro comum é o de passar horas e horas estudando. Por mais que você precise disso, acredite, não é a melhor estratégia! Dê pausas durante os períodos de estudos para não sobrecarregar o seu cérebro. Aproveite o tempo de pausa para comer alguma coisa e dar uma relaxada.
Eu sei que hoje utilizamos a internet para tudo, mas durante o período de estudo procure deixar o celular de lado por um tempo, pois com certeza você não resistirá a tentação e acabará perdendo a concentração com as notificações chegando a todo momento. Aproveite o tempo de pausa para ligar o celular e responder as mensagens.
Existem técnicas que podem ajudar você a otimizar seu tempo e memorizar o que aprendeu, são elas: resumo de matérias, mapas mentais e técnica pomodoro.
Apesar de difícil, não é algo impossível otimizar a rotina de estudo. Comece colocando as dicas em prática que você terá muito mais chances de arrasar nas suas provas e trabalhos.
* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/
Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.
Comentários: