O que é uma gestão humanizada?
Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*
Muito se fala em processos humanizados, gestão humanizada, mas o que exatamente significa isso?
Primeiro é preciso ter clareza de que não é porque as empresas possuem "humanos" que ela é humanizada. O conceito de gestão humanizada dos processos é uma tendência forte nas organizações, uma vez que a dificuldade de encontrar mão-de-obra qualificada e reter bons profissionais aumenta dia após dia, tornando-se um grande desafio.
Alguns anos atrás era mais importante sobreviver do que ter satisfação no trabalho, uma vez que muitas pessoas viviam em situação de extrema pobreza até a chegada da era industrial. Foi após a revolução industrial que as coisas começaram a mudar, quando as pessoas começaram a desejar bens de consumo produzidos em massa, uma vez que não precisavam mais se preocupar com as questões alimentares.
Com o enriquecimento geral da sociedade, novas configurações de trabalho começaram a surgir. Imagine que as pessoas chegavam a cumprir uma carga horária de até 16 horas, nem dá para imaginar, não é mesmo? Com isso o trabalho infantil começou a ser extinto e os pais de família começaram a ter condições de sustentar a família sozinhos.
A gestão rígida em formato de pirâmide foi perdendo força e surgiram modelos mais participativos, onde os funcionários foram ganhando voz. Resumidamente, foi assim que se iniciou a visão de uma gestão humanizada dos processos de trabalho.
Chegou-se à conclusão que uma empresa que possui funcionários satisfeitos, deixa de perder dinheiro com a rotatividade e passa a contar com uma força produtiva mais engajada e consequentemente mais lucrativa.
A gestão humanizada dos processos possui alguns pilares:
- * Observação das necessidades dos envolvidos no processo;
- * Comunicação eficiente entre líderes e liderados;
- * Criação de laços e proximidade entre os trabalhadores envolvidos;
- * Adequação do processo às necessidades observadas, sempre que possível.
A implantação de uma gestão humanizada em grandes empresas é mais complexa, inclusive exigindo a contratação de uma consultoria especializada. Porém em empresas de pequeno e médio porte é um pouco mais simples, bastando uma revisão nos processos, medição da satisfação das pessoas envolvidas, assim como a performance de cada integrante da equipe.
Em suma, essa é uma visão atual e que ganha força, inclusive com vários estudos científicos no mundo inteiro comprovando a sua eficácia, sendo assim, as empresas que não se adequarem, terão grande dificuldade de sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.
Se você se interessou pelo tema eu sugiro um estudo mais aprofundado, leia livros e artigos científicos sobre o assunto.
* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/
Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.
Comentários: