O que são as janelas de aprendizagem?
Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*
A infância é um período muito importante no desenvolvimento humano, nos primeiros anos de vida aprendemos várias habilidades, aptidões e competências com muito mais facilidade, é o que chamamos de janelas de aprendizagem ou janelas de oportunidades.
As janelas de aprendizagem são períodos em que aprendemos determinadas habilidades e competências com mais facilidade quando somos expostos à estímulos e experiências para este determinado aprendizado.
Quando falamos nas janelas de aprendizagem, não significa que não aprenderemos determinas habilidades se não formos estimulados no tempo certo. Significa que podemos aproveitar essas janelas para alcançar a potencialidade máxima de certa habilidade. Por exemplo, se você comparar uma criança que estuda em uma escola bilíngue com um adulto que começa a aprender uma segunda língua é notória a diferença, o adulto precisará de muitas intervenções, exercícios, áudios e estímulos. A facilidade com que a criança aprende é impressionante. Isso se deve a plasticidade cerebral, que nas crianças é muito maior.
E quais seriam alguns destes períodos mais propícios (janelas de aprendizagem) ao desenvolvimento de determinadas habilidades?
* Linguagem: 9 meses a 8 anos
* Visão: 0 a 6 anos
* Controle emocional: 9 meses a 6 anos
* Símbolos: 18 meses a 8 anos
* Habilidades sociais: 4 a 8 anos
* Quantidades relativas: 5 a 8 anos
* Música: 4 a 11 anos
* Segundo idioma: 18 meses a 11 anos
(Fonte: Doherty (1997 apud Bartoszeck 2007))
A herança genética, os cuidados e experiências vividas nos primeiros anos de vida têm efeitos importantes e cruciais sobre a aprendizagem, cognição, saúde física e mental por todo o ciclo da vida.
É durante a infância que iremos repetidamente, pouco a pouco, nos especializando e ficando bons em algumas atividades, tudo dependerá das experiências ofertadas pelos ambientes em que vivemos. O tempo de exposição aos estímulos, com significados práticos e afetivos aliados a uma boa qualidade de vida, irão definir as aptidões e competências que serão desenvolvidas.
É importante que todas as crianças sejam estimuladas, principalmente as neuroatípicas, aproveitando essas janelas a favor do seu pleno desenvolvimento. Quanto mais precoce as intervenções iniciarem, maior será o desenvolvimento de novas habilidades.
* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/
Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.
Comentários: