PENSÃO POR MORTE SAIBA COMO GARANTIR O SEU DIREITO
Gisele Beraldo de Paiva*
A pensão por morte é um benefício destinado ao sustento daqueles que dependiam economicamente do falecido (ou falecida). A pensão por morte substitui o valor que o segurado falecido recebia como aposentadoria ou como salário e, por tal motivo, contribuía ao INSS.
Importante frisar que quem recebe o benefício assistencial ao idoso ou deficiente (LOAS) não tem direito à pensão por morte.
De acordo com a lei da previdência social, podemos separar os dependentes - que têm direito a pensão por morte - em três classes distintas e se tiver mais de um dependente da mesma classe, o valor da pensão é rateado em partes iguais entre eles:
1. Cônjuge (casados), companheiros (união estável) e filhos (com idade até 21 anos ou que possua alguma deficiência);
2. Pais - neste caso é preciso comprovar a dependência econômica com o segurado falecido.
3. Irmãos - idade inferior à 21 anos ou que tenha alguma invalidez (deficiência grave).
Antes de requerer a pensão por morte saiba os documentos necessários:
* Certidão de óbito ou documento que comprove a morte presumida (em vias originais);
* Documentos pessoais, do dependente e do falecido;
* Documentos que comprovem as relações previdenciárias do falecido, como por exemplo, carteira de trabalho ou carnês de pagamento de INSS;
* Documentos que comprovem a qualidade de dependente, comprovando qual a relação familiar que você tinha com o falecido, como, por exemplo, certidão de casamento ou de nascimento de filho.
Em novembro de 2019, com a reforma da previdência, o valor da pensão por morte deixou de ser igual ao da aposentadoria que o falecido recebia ou que teria direito, passando a ser de, no mínimo, 60% da aposentadoria, aumentando-se 10% a cada dependente (a mais que um) que tiver.
Ficou com alguma dúvida?
Procure um especialista para conhecer seus direitos.
* A autora é advogada especializada e MBA em direito previdenciário, professora de direito previdenciário em pós-graduações, cursos preparatórios para concurso público e cursos de extensão para advogados e bacharéis em direito. Face book: Gisele Paiva. Instagram: @profgiselepaiva. Rua Clóvis Soares, nº 200, sala 408 - Torre Itália, Edifício Patriani Offices, Alvinópolis, Atibaia - SP, Fones 4012-4154/94012-1744 e Rua Guilherme Dias Santos Silva, nº 135 - Centro, Bom Jesus dos Perdões - SP, Fones 4012-4154/94012-1744.
Veja mais notícias sobre Dra. Gisele Paiva.
Comentários: