Está claro, não?
Para falar a verdade, é melhor ficar quieto e não falar nada. Nem a verdade e muito menos a mentira. Isso porque, na verdade - e não é mentira - a gente nunca sabe, ou pelo menos demora até uma vida para ficar sabendo, qual é a verdade. Ou a verdade do quê. Ou, mais ainda, o que é a verdade.
Podes crer, amizade, isso é que é - realmente! - a verdade. Tão verdade que - eu mesmo, neste exato momento - não sei sobre qual verdade estou falando. De verdade!
A vida, por exemplo, seria uma grande verdade, se não fosse o caso de - vez ou outra - a gente ser obrigado a plantar ou viver uma grande mentira.
" Diz que não "
Pois é. A mentira faz parte da verdade, ou, pelo sim, pelo não, a verdade faz parte da mentira.
Depende da maneira como você vê as coisas ou da maneira como você pensa sobre as coisas do mundo, minha nega!, como diz a canção.
Já imaginaram o Lula falando toda a verdade que ele já viu na vida? Ou falar toda a vida que ele já viu deixando de dizer tanta verdade tão necessária? E você? Qual é a sua verdade? Ou será uma grande mentira? Verdade ou mentira? Quem fala a verdade? Quem disse a verdade? Quem inventou essa verdade? É verdade ou é mentira?
Quanta mentira se vê no mundo de hoje, não? Às vezes as mentiras são tão mentirosas que acabam até se transformando em grandes verdades.
" Verdade, mano "
Ou, mentira, seja o que você quiser. Porque a verdade é relativa, como dizem os sábios. E sábios são aqueles caras que a gente acha que sabem de tudo, quando na verdade, nem sempre sabem de coisa nenhuma.
Foi pênalti ou não foi?
O juiz viu ou alguém gritou, alguém exigiu, alguém fez de tudo para o povão se irritar nas gerais e nas arquibancadas, noves-fora nas cadeiras de bacanas? A bola entrou ou não entrou? Não dá para saber. Vão dizer que está gravado, mas, mesmo assim, não foi todo mundo que viu. Nem todo mundo tem televisão. Nem todo estádio tem TV. E quem vê? Como vê? E se viu, vai dizer o que pra quem? Que foi ou que não foi?
Pior ainda, você acha que o Lula é tudo aquilo que ele diz que é? E o que é que o Lula diz que é? Qual o Lula? O Lula lá do Planalto ou o Lula ali da esquina, aquele cara que toca um boteco ali na frente? Bom sujeito esse Lula. Eu falo do Lula que toca o boteco ali da frente, já o Lula que toca o Brasil eu conheci há muito tempo, nos tempos em que eu frequentava a sede da Federação dos Metalúrgicos, que fica lá no bairro da Consolação, perto do Pacaembu. Gente fina aquele pessoal da diretoria da Federação dos Metalúrgicos, brigavam dia e noite pelos trabalhadores da categoria. Ninguém encarava, mano. Aí surgiu o Lula. Que queria "o puder!". Queria mandar na Federação.
" Fuxicação "
Vai fazer fuxico lá na Praça da Sé. E o Lula foi. E fez todo o fuxico do mundo. Fez tanto, fez tantas, que acabou no que acabou, como se ele fosse o dono do mundo Eu - hein? Lula Deu nisso que deu.
Olha o Lula aí, gente! Nas mentiras e nas verdades, menos verdades e muitas mentiras.
Dói, não dói?
É isso aí, mano.
Dói. E daí? Doa a quem doer, quem votou nele e quem nem votou em ninguém.
Isso aí, mano! - como eu já disse. E adianta dizer? O povo acredita no que não vê e vê até aquilo que nem acredita. Acredita nisso? Pois é, não dá nem para acreditar.
O pior é que daqui a pouco vai ter eleições de novo. E lá vem ele com toda a aparência desaparente. Ele vem aparecendo, ele vem aparecido, não o Aparecido, aquele bom sujeito ali da farmácia que tem remédio pra tudo, vem ele, o aparente transparente e "ingana-nóis-di-novo", como diria o povo.
O povo, de novo, sempre o povo
" Enganação "
"Me enganem que eu gosto!" - não é assim que o povo fala?
Pois é, não se enganem, vamos sendo enganados aos trancos e barrancos. Mais aos barrancos que aos trancos
Creá-me lo! - como diriam, mais ou menos assim nuestros hermanos de todas las Américas.
É nóis manu! - como diríamos nós, num Português bem menos claro.
Está claro, não?
Veja mais notícias sobre Edgard de Oliveira Barros.
Comentários: