Terça, 15 Abr 2025

Atenção, beneficiários do INSS, mantenham seus dados atualizados no portal do Meu INSS para evitar suspensão de benefícios

Você, que recebe benefício do INSS, sabe da importância de manter seus dados cadastrais sempre em dia no sistema Meu INSS?

Em tempos de pente fino e convocações para perícias médicas em auxílio por incapacidade temporária, aposentadoria por incapacidade permanente, em auxílio-acidente e em BPC - Benefício de Prestação Continuada -, essa atenção pode fazer toda a diferença para evitar transtornos e garantir a continuidade dos seus benefícios.

Meu INSS: é a sua ponte com a Previdência Social

O Meu INSS se tornou a principal ferramenta de comunicação entre o segurado e o Instituto Nacional do Seguro Social. É por meio dessa plataforma online que você pode solicitar benefícios, agendar serviços, consultar informações e, crucialmente, receber convocações para perícias médicas, especialmente durante os processos de revisão e pente fino.

Por que a atualização é tão importante?

Imagine a seguinte situação: o INSS precisa convocá-lo para uma perícia médica obrigatória para verificar a manutenção do seu auxílio por incapacidade temporária. Se o seu endereço ou telefone cadastrado no Meu INSS estiver desatualizado, a notificação pode não chegar até você.

O resultado?

O seu benefício pode ser suspenso ou até mesmo cancelado por falta de comparecimento à perícia.

Pente fino e convocações

Em períodos de pente fino, o INSS intensifica as revisões de benefícios como auxílio por incapacidade temporária, aposentadoria por incapacidade permanente, auxílio-acidente e em BPC - Benefício de Prestação Continuada.

As convocações para as perícias necessárias para essa revisão são, em grande parte, realizadas através do sistema Meu INSS e um simples acesso ao sistema pode haver a convocação para uma data e horário e você não perceber.

Como manter seus dados atualizados

É simples e rápido manter suas informações em dia no Meu INSS:

- Acesse o Meu INSS: Utilize o site (meu.inss.gov.br) ou o aplicativo para celular;

- Faça login: Utilize sua conta Gov.br (nível prata ou ouro para acesso a todos os serviços);

- Clique em "Dados Cadastrais": Essa opção geralmente está visível no menu principal ou na sua página inicial;

- Verifique e atualize: Confira se seu endereço, telefone, e-mail e demais informações estão corretas. Se houver alguma alteração, realize a modificação e salve as alterações;

- Mantenha o contato ativo: Verifique regularmente a caixa de mensagens do Meu INSS (o "sininho" que tem no sistema), pois as convocações e outras comunicações importantes podem ser enviadas por lá;

Fique atento

O INSS também pode utilizar outros meios de comunicação, como cartas com aviso de recebimento, mas o Meu INSS é a principal forma e a mais ágil e direta de contato.

* A autora é advogada especializada e MBA em direito previdenciário, professora de direito previdenciário em pós-graduações, mestranda em direito previdenciário pela PUC-SP, professora de direito previdenciário em pós-graduações, cursos preparatórios para concurso público e cursos de extensão para advogados e bacharéis em direito. Face book: Gisele Paiva. Instagram: @profgiselepaiva. Rua Clóvis Soares, nº 200, sala 408 - Torre Itália, Edifício Patriani Offices, Alvinópolis, Atibaia - SP, Fones 4012-4154/94012-1744 e Rua Elizeu Corrêa Dias, nº 155 - Jardim Santos Dumont, Bom Jesus dos Perdões, Fones: 4012-4154/94012-1744.

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Quarta, 16 Abril 2025

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